Bootstrapping cuja função é utilizar os próprios recursos disponíveis para estar fazendo a startup acontecer, sem ter apoio de investidores.
Utilizando o bootstrapping no período inicial da sua startup, é possível recorrer somente para o que entra em caixa, além de que você terá o maior controle do seu negócio e sendo fiel à cultura e aos valores da startup.
Case Global
A Dell é uma das principais marcas mundiais de computadores, ela desenvolve, vende, repara e oferece suporte a computadores e produtos e serviços relacionados à tecnologia e que no seu início, o seu fundador, Michael Dell, possuía apenas U$ 1.000 de capital de expansão na época, sendo assim uma bootstrapping.
Case Local
Um case local que enquadra-se, perfeitamente, no conceito de bootstrapping é a própria Katsuki, atualmente intitula-se como aceleradora, porém a empresa começou com seus próprios recurso para posicionar-se no mercado que, por sinal, o orçamento foi bem baixo, direcionado apenas para fazer anúncio no Google Ads como já mencionado, e a partir desse investimento no Ads, a empresa já conseguiu obter seus primeiro clientes e, posteriormente, prosseguiu com o dinheiro que tinha no caixa.
Curiosidade
Geralmente, as empresas de bootstrapping, para começar o negócio, elas criam algum produto que der uma rentabilidade adequada a empresa e o crescimento da própria empresa é de longo prazo.
Referências
- https://abstartups.com.br/o-que-e-bootstrapping-e-como-fazer/
- https://investidorsardinha.r7.com/aprender/o-que-e-bootstrapping/
- https://richtopia.com/effective-leadership/10-successful-companies-started-bootstrapping-case-studies/
PIVOTEI
Tudo que você precisa saber sobre startups.
