Métrica usada para calcular o índice de saída de clientes de um serviço x índice de entrada do cliente. Por exemplo, uma empresa que está ganhando 100 clientes por mês mas perde 80 deles não está ganhando em nada. Para calcular o churn rate, você precisa dividir o número mensal de clientes pelo número de clientes ativos no seu sistema. Exemplo, quantidade de cancelamentos mensais= 50 divididos pelo número de clientes no final do mês= 1000. 50 cancelamentos/1000 clientes atuais=0,50% x 100= taxa média de churn é 5%
A pesquisa Brazil SaaS Landscape diz que entre as startups, a média do churn fica entre 4% e 5%, mas para alguma empresa é uma taxa muita grande e insustentável, mas o ideal é manter a taxa o mais próximo de 0
A TypeForm, é um site que por uma assinatura mensal, ajuda sua empresa a melhorar o seu produto e melhorar sua taxa de churn rate.

Média de churn por setor:

O modelo Enterprise B2B possui um churn menor comparado a outros tipos, um exemplo é a Zendesk, que segundo Tomasz Tunguz, sócio da Redpoint Ventures. As pequenas e médias empresas também conhecidas com SMB, possuem o churn de clientes mensal que varia de 3% a 7% e o churn anual varia entre 31% e 58%. As empresas internacionais chamadas de SME tem um churn mensal que varia entre 1% e 2% e anual entre 11% e 22%. Já nas empresas maiores as Enterprise o churn é menor assim como a receita, que varia entre 0,5% e 1% mensalmente e a anual varia entre 6% a 10%.

Case Global

Patrick McKenzie: jornada dos clientes.

Coyote: compreender o mercado. A Coyote System é uma empresa europeia que desenvolve soluções para navegação GPS, parametrização de rotas e alertas de incidentes no percurso.

Referências

PIVOTEI

Tudo que você precisa saber sobre startups.

Deixe um comentário