O conceito de MVP é seguido por diversas empresas ao redor do mundo. Como o próprio nome diz, é um produto desenvolvido com o mínimo de recursos possível, gerando em primeira mão um serviço ou produto considerado enxuto e minimamente utilizável.
Um grande exemplo foi o Apple 1, primeiro produto da gigante Apple na década de 70. No início, o computador pessoal era vendido apenas como uma placa-mãe (hardware), sem incluir periféricos ou telas. Produto extremamente enxuto, mas que fez um tremendo sucesso e garantiu a popularidade necessária para o desenvolvimento completo do próximo produto.
A Amazon.com é um excelente exemplo de mínimo produto viável. No começo o site era bastante precário e pouco intuitivo para seus usuários, porém foi lançado mesmo assim, fazendo jus ao conceito de MVP. Ao longo do tempo o serviço foi melhorando e o site foi retrabalhado diversas vezes até chegar ao design que conhecemos hoje.
Por que MVP?
O MVP surgiu por conta de avanços tecnológicos e uma aceleração de processos, tornando o planejamento clássico exagerado, obsoleto. Portanto o MVP para a maioria de pequenas empresas e startups, é algo necessário. A tecnologia de hoje em dia permite testes muito mais eficientes – identificar aspectos para a evolução do produto – dar vida às ideias.
Tipos de MVP
MVP fake
mvp vídeo
mvp Flintstone
mvp DE FUNCIONALIDADE ÚNICA
Referências
- Como criar um MVP – 4 Exemplos Famosos
- Mínimo Produto Viável
- O que é MVP
- Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0JNoeQr0Z8s
PIVOTEI
Tudo que você precisa saber sobre startups.
