Existem várias formas de se fazer um Pitch, com versões de “Pitchs” temos sua definição básica que engloba todas as outras formas de se fazê-lo. apresentar um negócio ou uma ideia de negócio inovador, para qualquer público, em uma fala concisa que pode variar de 30 segundos até 20 minutos. Durante o pitch, o empreendedor deve explicar o seu projeto, os seus diferenciais e em qual mercado vai atuar, assim como os seus objetivos com essa explanação. É um primeiro contato com o investidor ou com cliente, um primeiro passo para o que pode ser uma parceria no futuro. Pitch é a técnica mais utilizada para apresentar um negócio ou uma ideia de negócio inovador

Um pitch é uma forma de tentar persuadir alguém a comprar ou aceitar algo. Ele pode vir na forma de vídeo, discurso, apresentação de slides ou até em texto.


Tipos de pitch

  • Pitch de venda

    Um discurso comercial de pouca duração, que tem como objetivo fazer o consumidor ou investidor se interessar por um produto ou ideia

  • Elevator Pitch

    O “discurso de elevador”. Explica seu negócio com grande clareza em 30 segundos a um minuto. Deve abordar o problema a ser resolvido, a proposta de valor e os diferenciais de seu negócio em relação ao que já é oferecido pelo mercado.

  • Pitch Deck

    É uma breve apresentação, geralmente criada usando PowerPoint,usada para fornecer ao seu público uma visão geral rápida de seu plano de negócios.

  • Tweet Pitch

    É uma forma mais curta de um pitch onde a pessoa  para ganhar a atenção,se possível em apenas 1 frase.

  • Para o investidor

    Ele leva de 10 a 15 minutos, em seguida rodadas de perguntas e respostas do investidor  com apoio visual juntamente com um esquema bem montado, com régua de tração, seus canais de aquisição, quanto pede de investimento, onde será investido.

  • De competição

    Pode ser no máximo 10 minutos,com apoio visual.  Começa com o problema, mas traz um maior detalhamento da proposta, da solução, da oportunidade de negócio, sua proposta de valor, do mercado, análise de concorrência e posicionamento estratégico. É encerrado com algum exemplo de alguma pessoa que apoiam e já testaram.

Case Global

  1. YOUTUBE:

O YouTube é uma das maiores plataformas de vídeo do mundo e foi adquirido pelo Google em 2006, por US$1,6 bilhões.  Esse é o pitch feito pelo youtube para a Sequoia Capital.

  1. LINKEDIN:

Assim, como Twitter, Facebook e Instagram, você já deve estar familiarizado com o Linkedin. No seu pitch, a companhia ressalta muito seus valores de comunicação em rede e faz analogias com a web 1.0 vs web 2.0 e modo de nos relacionamos.

  1. MOZ:

O Moz não é tão popular no Brasil, mas é um dos softwares de Inbound Marketing mais usados no mundo. A companhia foi fundada em 2004 e já levantou US$30 milhões em investimentos. O pitch deck combina muitos dados em um estilo leve e divertido.

  1.  FOURSQUARE:
    O foursquare é um aplicativo que te permite fazer check-in e descobrir coisas para fazer ao seu redor. O grande lance desse pitch deck é a quantidade de screenshots e interações de usuários que eles mostram para comprovar o efeito viral do aplicativo.
  2.  ITAY ADAM:

Esse nome não vem de uma startup, mas de uma pessoa que conseguiu levantar U$2 milhões com um slide show sobre nada. Ele usou 5 slides e 40 minutos de Pitch para convencer os investidores que ele recrutou uma equipe para criar “The next big thing”.

Case Local

  1. TINDIN

É uma plataforma de educação financeira voltada para crianças a partir da gamificação que são retribuídos, com dinheiro real a partir de resolução de tarefas domésticas, com seu pagamento ela pode comprar ou guardar,comprando em locais em parceria com a TINDIN. 

  1. Cycor Cibernética

Uma startup lab, nela são produzidas tecnologias para pessoas com deficiências motoras, onde ajudam com exoesqueletos ou transmissores cerebrais que controlam máquinas.

  1. Rubber Brasil

A Empresa de de parquinhos emborrachados, onde a empresa acredita que a infância é uma parte importante na vida da criança, criando brincadeiras inovadoras como camas elásticas, é uma segurança a mais para as crianças.

4. Ledax

Empresa de fabricação de  luminárias, em led  fornecendo economia de energia com longa vida é reciclável sendo B2B que pode ser passada de empresa para empresa.

5.Deixa que eu pago

A Fintech tem sua proposta de acabar com o boleto, surgiu entre dois mercados o dos boletos é dos cartões de crédito, ele uniu os dois é proporcionou um novo jeito de pagamento, eles pegam seu boleto é pagam para você é parcela ele em até 12x no seu cartão.

Curiosidade

Não basta o empreendedor ter uma boa ideia se não sabe como apresentá-la. “Ideia todo mundo tem, no chuveiro até, mas o que faz você ser uma ótima startup é sua capacidade de execução e seus recursos”, afirma Junqueira. Ele também recomenda procurar mentores antes de partir para a busca de investimentos.

 Para Ana, o que vale mesmo é a combinação de ideia e execução. A investidora recomenda testar a ideia com amigos próximos e participar de competições, mesmo que elas não rendam investimentos. “Apresentar a ideia treina para quando você tiver de buscar investimento de verdade, e mostra se as pessoas querem o produto, “se há um mercado”, completa.

Referências

Deixe um comentário