Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Pivotar é uma mudança radical no produto ou modelo de negócio realizado quando o produto ou serviço não é escalável, em outras palavras, quando não se obtêm bons resultados. Um negócio pivota não necessariamente porque vai quebrar, mas porque percebe que a realidade está mudando e precisa se realinhar com o mercado.

Para decidir pivotar ou preservar a startup é importante analisar todas as métricas – não só as de crescimento – e o feedback do mercado, assim consegue-se tomar a decisão certa para não quebrar o negócio. 

Eric Ries aponta alguns sinais que indicam a necessidade de pivotar que os empreendedores devem prestar atenção: a eficácia decrescente dos experimentos e a sensação geral de que o desenvolvimento do produto deveria ser mais produtivo.

Olhar para o cliente e readaptar o produto ou serviço para a nova necessidade dele.

Fernanda Zago

Tipos de pivô

  • Pivô zoom-in

    Focar em uma parte do produto que deu certo, que antes era apenas uma parte do todo.

  • Pivô zoom-out

    Quando o produto se torna uma parte de algo maior.

  • Pivô de segmento de clientes

    O produto/serviço oferecido soluciona um problema real, mas para um segmento de clientes que não era o esperado.

  • Pivô de necessidade do cliente

    O produto resolve um problema que não é muito relevante para o cliente, então, o produto/serviço é realinhado para resolver problemas mais importantes.

  • Pivô da plataforma

    Mudar de um app para uma plataforma ou vice-versa.

  • Pivô de arquitetura de negócios

    Algumas startups mudam de alta margem e baixo volume para mercados de massa, onde a margem é baixa e o volume é alto.

  • Pivô de captura de valor

    Mudanças no modo como uma empresa captura valor.

  • Pivô de motor de crescimento

    A empresa busca um tipo diferente de crescimento, sendo mais rápido ou mais lucrativo.

  • Pivô de canAL

    O mesmo produto/serviço pode ser distribuído em um canal diferente que é mais eficaz.

  • Pivô de tecnologia

    Inovação da tecnologia utilizada, oferecendo melhorias para atrair e manter os clientes.

“É o coração do método startup enxuta. É o que torna as empresas que seguem a startup enxuta resilientes diante dos erros: se pegarmos uma trilha errada, temos as ferramentas para perceber isso e a agilidade para encontrar outro caminho.”

Eric Ries

Case Global

Desde que começou, a Netflix busca sempre evoluir e acompanhar as mudanças, por isso se tornou o grande fenômeno que é hoje. Foi fundada em 1997 por Reed Hastings e Marc Randolph com o propósito de ser um serviço para alugar DVDs pelo correio. Conforme os anos foram passando, perceberam que era necessário fazer uma mudança, já que os DVDs estavam ficando pra trás. A Netflix pivotou, passando a oferecer um serviço de streaming de filmes em 2007, expandindo para diversos países até que, em 2013, passou a desenvolver os próprios filmes, séries e documentários, pivotando novamente. Hoje, a Netflix vale mais de US $200 bilhões e é uma das maiores produtoras de conteúdos originais do mundo.

Vendo esse sucesso, diversas plataformas de streaming diferentes começaram a surgir no mercado, porém, nenhuma consegue acompanhar a Netflix. O que a diferencia tanto é a experiência do usuário (UX) na interação com a plataforma, sua linguagem, sua entrega de conteúdos personalizados usando inteligência artificial, sugerindo os filmes/séries de possível interesse para quem está assistindo baseado no conteúdo que ela consome dentro da plataforma. A Netflix é um grande exemplo de qualidade e inovação.

Case Local

A WePayOut é uma fintech que dá soluções para pagamentos a terceiros, na indústria de pagamentos transfronteiriços — quando consumidor e fornecedor estão em países diferentes. Existiam algumas maneiras de realizar os pagamentos, dentre eles os saques nas lotéricas. Porém a tecnologia foi evoluindo, as necessidades dos consumidores foram mudando, fazendo a WePayOut perceber que existia um jeito mais simples de resolver a dor do cliente: não eram mais necessários os saques, o pagamento poderia ser feito por transferência bancária e pix. Eles se readaptaram para essa nova necessidade e mudaram a direção em que seu serviço estava sendo desenvolvido.

Curiosidade

A Play Doh é uma empresa mundialmente conhecida pela massinha de modelar para as crianças, porém poucos sabem que ela começou como um limpador de paredes na década de 1930, para retirar os resíduos dos aquecedores de carvão. Porém, devido aos avanços da tecnologia dos aquecedores e o surgimento de papéis de parede laváveis, as vendas do produto caíram muito. Nos anos 1950, a professora Kay Zufall percebeu que as crianças estavam usando a massa para fazer projetos de arte nas escolas, foi então que surgiu a ideia de mudar e redirecionar o produto, tornando-o um brinquedo para o público infantil, desde então, mais de 2 milhões de latas de Play Doh foram distribuídas pelo mundo. Hoje, o produto é propriedade da Hasbro.

Referências

4 respostas para “Pivotar”

Deixe um comentário