Seed Money é o investimento destinado à estágios iniciais de um projeto ou startup, sendo o dinheiro “semente” responsável pelo alavancamento de determinado projeto, sendo um dos primeiros investimentos que a startup recebe.
O principal objetivo de investidores que apostam em um projeto e estão dispostos a alavancá-lo, muitas vezes é apostar no empreendedor, mais que somente no negócio. Tendo isso em vista, é comum que o Seed Money venha através do Love Money, que é o investimento a partir de fontes mais próximas como amigos, família, colegas de faculdade,  entre outros., portanto há uma maior diluição do risco pois o Seed Money tende a ser arrecadado através de diversas fontes.

Uma das principais características do Seed Money está em seu propósito de alavancar projetos em estado embrionário, levando em consideração que muitas vezes é difícil conseguir investimentos de bancos ou investidores devido ao estado embrionário do projeto, exemplo que pode ser visto como justificativa de investidores e apresentadores de programas como o Shark Tank para não entrarem em determinado negócio.

O Seed Money tende a ser modesto em tamanho se comparado a aportes bilionários que vemos em rodadas de investimentos de startups mais consolidadas no mercado. Pois esse tipo de investimento, além de geralmente vir de conhecidos dos fundadores, costuma cobrir apenas gastos essenciais para a validação ou funcionamento primário de determinado projeto, servindo apenas como um capital semente para uma empresa que está em estado embrionário. Por esta razão, o Seed Money se difere de investimentos anjos, que geralmente são valores muito mais expressivos.

Devido a diluição de risco impulsionada por investimentos a partir de Love Money, o Seed Money embora tenha grande capacidade de levantar capital a partir de diversas fontes, se difere de Crowdfunding por esse investimento vir apenas de fontes conhecidas dos fundadores, e não do público como é o caso desse outro método de aquisição de recursos financeiros.

Case Global

SEEDMONEY é uma organização sem fins lucrativos que conecta start-ups em estágio inicial com consultores, mentores e investidores alinhados.

Case Local

CRIATEC é um Fundo de Investimentos de capital semente destinado à aplicação em empresas emergentes inovadoras.

Curiosidade

• O investimento seed é um dos principais estágios de investimento para startups e empreendedores que precisam acelerar seu modelo de negócio para lançar um produto ou serviço.

• Esse modelo é um nível acima do investidor anjo, comportando investimentos de R$500 mil a R$2 milhões no Brasil.

• Para reduzir o risco de perder dinheiro e aumentar a carteira, os investidores de capital seed montam fundos que captam vários investidores, maximizando as chances de acertarem em cheio no investimento.

Referências

PIVOTEI

Tudo que você precisa saber sobre startups.

Deixe um comentário