Uma Social Startup tem como objetivo desenvolver uma ideia inovadora promovendo soluções para problemas sociais, a ideia é financiar e implementar soluções para questões sociais, culturais ou ambientais. Combina comércio e questões sociais de forma a melhorar a vida das pessoas ligadas à causa. Seu sucesso não se tem apenas em termos de lucro; o sucesso dos empreendedores sociais significa que eles melhoraram o mundo. 

Quando uma startup é considerada Social Startup?

Para que uma startup seja considerada de impacto social, além do negócio ser considerado um modelo escalável e repetível, é preciso desenvolver um propósito social para esta atuação empresarial. Estes propósitos podem estar relacionados com a redução da pobreza; promoção da cidadania; acesso à saúde, educação, emprego, moradia; com uma produção econômica sustentável, respeitando o meio ambiente, a atuação empresarial visa acabar ou, ao menos, mitigar uma situação de vulnerabilidade social.

Case Global

Um exemplo é o Ethnotek que tem como objetivo criar bolsas de alta qualidade que apresentam tecidos artesanais tradicionais de origem ética. A compra de uma Ethnotek sustenta a colaboração de impressão à mão, tecelagem e bordado de aldeias de artesãos parceiras de startup em Gana, Guatemala, Índia, Indonésia e Vietnã.

No Brasil ?

Segundo dados do Sebrae, o Brasil tem mais de mil negócios de impacto social, sendo que mais da metade deles estão operando há menos de um ano. 

Case Local

O Polen é uma fintech curitibana que torna possível que, ao efetuar uma compra online, uma porcentagem do valor (entre R$1 e 1% do valor da compra) seja direcionado a uma instituição social cadastrada. Atualmente, mais de 300 marcas utilizam a ferramenta e mais de um milhão de reais em doações já foram destinados às causas apoiadas. O Pólen descomplica a conexão entre empresas e causas sociais e tira projetos de impacto corporativo do papel.

A missão da startup é revolucionar o processo de consumo, transformando cada compra em uma oportunidade de impacto social positivo.

Mecânica- Usando interfaces personalizadas para engajar o consumidor e transformá-lo em agente ativo da iniciativa, garantindo que ele esteja consciente dessa atitude da marca.

Métrica- O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Nosso painel entrega todas as métricas de negócio para facilitar o acompanhamento e a performance da iniciativa no negócio.

Transparência- Um painel que possibilita o tracking de todos os dados de doação, além de ter o conteúdo e métricas do impacto social que o seu negócio gerou através das doações. Tudo isso automatizado sem complicações.

Curiosidade

O Pólen em 2021 pelo seu terceiro ano consecutivo está presente na lista do 100 startups to watch, sendo uma das empresas mais promissoras e escaláveis do ecossistema brasileiro

O 100 Startups to Watch é resultado de uma parceria realizada entre Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Época Negócios, EloGroup e InnoVc. Baseada em uma rigorosa metodologia de análise de dados e amplo conhecimento de mercado, a seleção tem como objetivo promover conexões no ecossistema empreendedor e apontar as startups mais promissoras do país

Saiba como funciona o cashback social!

Referências

https://polen.com.br/

Deixe um comentário