É um “subproduto” que visa alcançar um novo nicho de mercado. No mundo dos filmes e cinemas, um Spin Off é aquele personagem secundário que se destacou tanto a ponto de ter um filme próprio. Já no mundo de empresas, “spinoffar” é criar um subproduto ou uma sub empresa para chegar a um público diferente.
Case Global
A IBM criou uma empresa de infraestrutura a partir de um Spin Off, a Kyndryl. De acordo com a IBM o nome é uma “adaptação moderna” de duas palavras centrais à identidade e missão da nova empresa: “kinship” e “tendril”.
A nova Kyndryl trabalhará com desenvolvimento de projetos, ao gerenciamento e à modernização da infraestrutura dos clientes, tendo mais liberdade para trabalhar com outros provedores de nuvem, além da IBM.

A IBM, por sua vez, poderá se concentrar nas áreas determinadas a algum tempo como o futuro da empresa, como computação em nuvem, inteligência artificial e outras.
Case Local
Caixa Seguridades criou a Startup Youse para alcançar um público mais jovem e a caixa seguridades continua com o público tradicional que não gosta muito de tecnologia.
Outro exemplo é o Boticário que lançou a GB Ventures um programa de aceleração de startups que visa otimizar e buscar soluções para o mercado de varejo de cosméticos no Brasil.
Curiosidade
Spin off também pode ser uma ferramenta para tornar seus concorrentes em clientes, isso acontece principalmente nos casos em que você cria marketplaces, onde seus concorrentes podem usar a plataforma para vender seus produtos e você atua como intermediário entre a oferta e demanda, apenas intermediando vendedores ou prestadores de serviços.
PIVOTEI
Tudo que você precisa saber sobre startups.
