O termo startup vem dos Estados Unidos e se popularizou no Brasil a partir da bolha das empresas ponto-com, entre os anos de 1996 e 2001. Existem várias divergências em relação a sua definição, alguns acreditam que é uma pequena empresa ou uma empresa em seu estágio inicial. Outros dizem que é uma empresa com custos de manutenção baixos, mas com enorme potencial de crescimento ou até que são apenas empresas de internet ou de tecnologia. Mas pode se dizer que startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócio inovador, repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza e com soluções a serem desenvolvidas. As startups estão relacionadas à inovação, trabalhando nas deficiências dos produtos existentes ou criando categorias inteiramente novas de bens e serviços, interrompendo assim formas enraizadas de pensar e fazer negócios.
A definição de o que é Startup envolve alguns outros conceitos:
Um cenário de incerteza:
Demonstra que uma pequena empresa está em fase de prototipação e que não ainda há como afirmar se aquela ideia e projeto de empresa irão realmente dar certo.
Geração de valor a partir do modelo de negócios:
Mostra como a empresa transforma sua ideia e serviço em lucro real, Um exemplo seria o modelo de negócio de franquias: você paga *royalties por uma marca, e tem acesso a uma receita de sucesso com suporte do franqueador; e por isso aumenta suas chances de gerar lucro.
*Royalties: A quantia paga por uma empresa ou pessoa física ao proprietário de um determinado bem ou marca para obter o direito de explorá-los comercialmente.
Ser repetível:
Ser capaz de entregar o mesmo produto novamente em escala potencialmente grande com o mesmo padrão de qualidade. Isso pode ser feito tanto ao vender a mesma unidade do produto várias vezes, ou tendo-os sempre disponíveis independente da demanda. Uma analogia simples para isso seria o modelo de venda de filmes: Levando do DVD ao Pay-Per-View, o mesmo padrão de repetição com modelos diferentes.
Ser escalável:
Fundamento importante para uma startup: significa crescer cada vez mais, sem que isso influencie no modelo de negócios. Crescer de forma exponencial maximizando ganhos e minimizando custos.
Case Global
PayPal: Uma das características de uma startup deve trazer um modelo de negócios dinâmico e ser adaptável às diferentes situações. E a PayPal é um exemplo disso. No início de sua trajetória, a empresa pretendia fornecer uma espécie de carteira digital para dispositivos portáteis. Só que os consumidores começaram a usar o serviço como forma de transferir dinheiro em negociações do eBay. Então, apesar de não ser a ideia inicial do projeto, se adaptaram a essa demanda, mudando o foco. O negócio deu muito certo e hoje o PayPal é a maior empresa de transferência de dinheiro na internet.

Case Local
Madeira-Madeira: É uma startup curitibana que tornou-se o maior marketplace para casa do Brasil com 1 milhão de produtos ofertados e um faturamento de quase R$ 1 bilhão em 2019. Ela pode ser considerada uma startup por sua alta escalabilidade, conseguindo crescer de forma rápida e significativa mantendo um grande equilíbrio com baixos custos.
Curiosidade
O termo começou a ser utilizado durante a crise das empresas ponto-com, entre 1996 e 2001. Na época, a bolha especulativa foi formada e era caracterizada pela alta das ações das novas empresas de tecnologia da informação e comunicação alocadas no espaço da Internet. A Bolha da Internet adotou e começou a utilizar o termo startup, que até então apenas significava um grupo de pessoas trabalhando por uma ideia diferente e com potencial de fazer dinheiro. Além disso, startup, na etimologia da palavra, também sempre foi sinônimo de iniciar algo e colocá-lo em funcionamento.
Muitas pessoas dizem que qualquer pequena empresa em seu período inicial pode ser considerada uma startup. Outros defendem que uma startup é uma empresa com custos de manutenção muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores, o que na realidade falta nessas definições é a incerteza durante o processo.
Referências
- https://app.startse.com/artigos/o-que-e-uma-startup
- https://www.ventureatlanta.org/startup-culture/
- https://www.investopedia.com/terms/s/startup.asp#:~:text=Startups%20are%20companies%20or%20ventures,the%20next%20phase%20of%20business.
- https://www.ideianoar.com.br/spin-off-o-que-e-e-como-funciona-uma-empresa-spin-off/
PIVOTEI
Tudo que você precisa saber sobre startups.

2 respostas para “Startup”
Muito bom!
CurtirCurtir
Show!
CurtirCurtir